Esqueceu sua senha?
Primeiro acesso
PRINCIPAL QUEM SOMOS DELEGACIA CEPE CURSOS
Agenda Por que ser um AdesguianoEntrevistas Fale Conosco Links Úteis

CEPE - Ciclo de Estudos em Política e Estratégia

Os Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) figuram entre as principais atividades da ADESG, sendo inclusive necessária a sua realização completa para que um indivíduo torne-se plenamente sócio da instituição. Os objetivos dos CEPEs são:

- Divulgar os ensinamentos doutrinários da ESG.

- Propiciar aos participantes estudos, pesquisas e planejamentos relacionados com a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista o Desenvolvimento e a Segurança do País.

- Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalhos em grupo.

- Multiplicar as comunidades adesguianas, interiorizando-as por todos os cantos do Brasil, a fim de proporcionar o conhecimento e a prática da Cidadania e da Nacionalidade.

Para cumprir estes objetivos plenamente a Delegacia de São Paulo realiza todos os anos, sempre que possível, CEPEs em sua sede e nas representações do interior. Vale ressaltar que para o adesguiano ter direito a fazer o curso de Pós-Graduação conveniado à FAAP e Unimonte é necessário que todas as suas obrigações acadêmicas referentes ao CEPE por ele feito estejam completamente quitadas.

Caso haja interesse para a participação em um CEPE, o internauta pode entrar em contato com a delegacia ou com a representação mais próxima de sua residência.

FASE PREPARATÓRIA

Visa permitir que sejam fornecidos aos estagiários os possíveis ensinamentos sobre a ADESG, suas atividades em geral, e em particular seus Cursos de Estudos, principalmente no que diz respeito à organização, funcionamento, metodologia e fins, mediante leitura dos textos distribuídos, debates e exposições.

As aulas são teóricas combinadas com aulas práticas, acelerando não somente o processo de aprendizado, como também levam à rápida integração dos estagiários. (Em especial, quando praticado rodízio dos grupos).

São também, realizadas Discussões Dirigidas, com a finalidade de preparar os participantes para as conferências e debates da Fase Básica (Doutrina da ESG), proporcionando-lhes os Fundamentos Teóricos sobre: política Internacional, Geopolítica, Política, Economia, Psicossocial, Ciência e Tecnologia, Guerra e Planejamento Estratégico.

FASE BÁSICA

Consiste em conferências sobre disciplinas da Doutrina e Método para o Planejamento da Ação Política, ministradas por componentes do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra. Como a doutrina é composta de regras, princípios, conceitos, tudo é discutido em Tese, tendo por base a lógica, o raciocínio, o bom-senso, em colocação elevada e sem descer ao exame de problemas específicos da realidade regional ou nacional. É a rigor, a preposição do dever ser.

Serão expostos e debatidos os Temas Doutrinários seguintes:

B1 Fundamentos Axiológicos e Objetivos Nacionais
B2 Poder Nacional e suas expressões
B3 Política Nacional
B4 Estratégia Nacional
B5 Desenvolvimento Nacional
B6 Segurança e Defesa Nacionais
B7 Inteligência Estratégica, Logística e Mobilização para a Segurança e a Defesa Nacionais
B8 Método de Planejamento Estratégico da ESG - Base Teórica
B9 Método de Planejamento Estratégico da ESG - Estrutura
B10 Método de Planejamento Estratégico da ESG - Aplicação

FASE CONJUNTURAL

É constituída de conferências sobre a realidade regional, NACIONAL / INTERNACIONAL. Tais conferências, proferidas por técnicos, profissionais de renome, autoridades do executivo, legislativo ou judiciário, trazem aos estagiários o testemunho da ação governamental ou privada nas diversas áreas ou enfoques da vida comunitária.

É então examinado o comportamento dos diversos ângulos da vida e dos problemas da realidade, no Estado, no País e no Mundo.

FASE DE APLICAÇÃO

Baseados nos conhecimentos adquiridos sobre a conjuntura e utilizando o método de planejamento da ação política, o estagiário elabora um trabalho em conjunto. Treinado para trabalhar em grupo, instruído quanto ao método de planejamento adotado pela ESG, informado quanto à realidade da conjuntura brasileira, o estagiário estará capacitado para apresentar um trabalho de altíssimo nível.

Visitas Técnicas – Científicas
Previsão de visitas e viagens de estudos
(Parte integrante do currículo)

AMAN – Rio de Janeiro, SABESP, Petrobrás, Comando Militar do Sudeste e outras

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Interessados em conhecer os fundamentos básicos e a atual conjuntura da organização das expressões que compõe o Poder Nacional.
Serão selecionados, dentre os inscritos, quanto aos aspectos do comportamento, da ética, da idoneidade, da dignidade, honradez pessoal e liderança na comunidade, independentemente de ideologia, de raça, de cor e de religião.

Caso tenha assumido algum compromisso para a mesma época do CEPE, indique candidato de seu relacionamento, que preencha os requisitos básicos

OBJETIVOS DA ADESG

I. Preservar e projetar os valores morais e espirituais da nacionalidade;
II. Incentivar cada vez mais, a amizade e a solidariedade entre seus membros;
III. Difundir conceitos doutrinários e estudos conjunturais, relacionados com a segurança e o desenvolvimento nacional, observados os métodos de trabalho e os estudos da Escola Superior de Guerra.

OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO CICLO DE ESTUDOS

I. Propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamentos, abrangendo a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social.
II. Fornecer-lhes os ensinamentos básicos da Escola Superior de Guerra bem como a oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e, de modo particular, para a prática de trabalhos em grupo.

Adauto Rocchetto
Delegado da ADESG – SP

ESG/ ADESG E SUAS FINALIDADES

A Escola Superior de Guerra - ESG, fundada em 1949, subordinada ao ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS - EMFA, e atualmente ao MINISTÉRIO DA DEFESA é um instituto de altos estudos, destinado a preparar civis e militares para as funções de direção e planejamento, com ênfase na trilogia DESENVOLVIMENTO, com SEGURANÇA e JUSTIÇA SOCIAL. As suas diretrizes e o seu currículo são revistos, anualmente, à luz das necessidades básicas decorrentes do exame dos problemas conjunturais, tanto no campo interno como no das relações internacionais, visando a manter, sempre atualizados, os estudos dos objetivos nacionais da natureza política, econômica, psicossocial, militar, e científica/tecnológica.

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG, fundada em 7 de dezembro de 1951, neste Estatuto, denominada ADESG, é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, considerada de utilidade pública pelo Decreto 36.359, de 21 de outubro de 1954, os diplomados pela ESG/ADESG, para a difusão dos seus conceitos doutrinários, métodos de trabalho e estudos conjunturais, tendo como atividade básica os chamados CEPE’s - Cursos de Estudos de Política e Estratégia, além dos outros cursos, cursos e conferências.

A ESG, com sede no Rio de Janeiro, tem por atividade principal a realização, anualmente, do CAEPE - Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, de 10 meses, em tempo integral, já tendo diplomado, desde sua fundação, cerca de 5.000 estagiários, numa proporção de 70% civis e 30% militares, selecionados que foram entre profissionais de todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico ou entre os militares dos escalões superiores.

Enquanto isso, a ADESG, nos Estados, em cursos noturnos de menor duração - 4 meses - pelos seus CEPE’s, já diplomou cerca de 80.000 participantes, matriculados após seleção entre as elites intelectuais e lideranças locais.

CONDIÇÕES GERAIS PARA CANDIDATAR-SE AOS CEPES

a) Ser brasileiro e ter mais de 25 anos na data da matrícula

b) Possuir curso superior

c) Estar quite com o serviço militar e em pleno gozo de seus direitos de cidadania;

d) Os estrangeiros só poderão ser matriculados em casos excepcionais, com a autorização expressa e individualizada da Presidência da ADESG

DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS
  • Ficha de Inscrição;
  • Curriculum Vitae detalhado;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • 3 fotos 3x4 e 2 fotos 2x2 recente, com gravata, se de sexo masculino.

(CÓPIAS AUTENTICADAS)

  • Certificado de reservista ou documento equivalente;
    Cédula de identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor atualizados;
  • Comprovante da ultima votação;
  • Diploma de Curso Superior;
  • Carteira de ordem do Conselho ou do Sindicato correspondente à profissão liberal;
Obs.: Não serão considerados os candidatos que não entregarem cópias dos documentos supra exigidos e fotos solicitadas



Rua Álvaro de Carvalho, 48, 4o andar - Centro, São Paulo, SP, CEP 01050-070 - PABX (11) 3159-2933
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira das 13:00 às 22:00 hs